Iniciativa alinha-se à atuação da entidade pela ratificação da Convenção 190 da OIT
Ampliar as ações de conscientização, prevenção e combate à violência psíquica ou física no ambiente laboral, público e privado e mobilizar a sociedade para o engajamento solidário e empático de combate às violências e assédios no mundo do trabalho.
Com esse objetivo, a Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), pela Comissão Anamatra Mulheres, lançou a campanha #TrabalhoSemAssédio. O lançamento ocorreu na solenidade de abertura do 20º Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), nesta quarta (27/4), evento que reúne mais de 400 participantes em Porto de Galinhas (Ipojuca/PE).
Ao anunciar a campanha, a vice-presidente da Anamatra e presidente da Comissão Anamatra Mulheres, Luciana Conforti, explicou que a inciativa se alinha aos esforços da entidade pela ratificação, pelo Brasil, da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para fomentar políticas de tolerância zero às violências e assédios no mundo do trabalho.
“As violências e assédio são bastante numerosas no mundo do trabalho. Na pandemia, tivemos um aumento exponencial nesses números. Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), somente em 2021, foram mais de 3 mil casos ajuizados relativos à assédio sexual e mais de 52 mil, relacionados à assedio moral. Isso já é recorrente na Justiça do Trabalho”, lembrou a magistrada.
A Campanha considera, também, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Resolução 351 de 2020. A política visa, entre outros objetivos, promover ações de prevenção e combate a mecanismos, gestão e atitudes que favoreçam o assédio ou o desrespeito aos valores profissionais do serviço público judiciário e da Magistratura.
Confira a fala da magistrada em:
Apoie - Apoie você também esse movimento em prol de uma sociedade menos violenta, preconceituosa e desigual, na qual o trabalho digno, seguro e saudável seja uma realidade.
Compartilhe os materiais da campanha nas redes sociais, utilizando a hashtag #TrabalhoSemAssédio disponíveis e www.trabalhosemassedio.anamatra.org.br.
LEIA MAIS:
Judiciário unido na Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação
Combate ao assédio moral e sexual pelo Judiciário é tema de artigo da vice-presidente
Violência e assédio no mundo do Trabalho: ato público pede ratificação da Convenção nº 190 da OIT
_________
Informações à imprensa:
Allan de Carvalho
Telefone: (61) 98121-3121
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.