Também foi empossado como novo conselheiro o juiz Frederico Mendes, presidente da AMB
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, e o vice-presidente, Valter Pugliesi, e o diretor de Comunicação, Guilherme Ludwig, prestigiaram, nesta quinta (10/10), a Solenidade de Posse da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Isabel Galotti, no cargo de vice-diretora do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Também foi empossado o Juiz de Direito Frederico Mendes Júnior, como novo conselheiro do órgão, ocupando a vaga destinada a representante da Magistratura Estadual.
O ministro do STJ e diretor-Geral da Enfam , Benedito Gonçalves, parabenizou os empossados, destacando que a carreira de sucesso da ministra Galotti e a sua constante busca por conhecimento darão a ela todas as ferramentas para fazer um grande trabalho. Quanto a Frederico Mendes, o ministro ressaltou o papel que o magistrado vem desenvolvendo à frente da AMB, desejando todo sucesso neste novo desafio.
A presidente Luciana Conforti afirmou que “a Enfam ganha em muito com a posse da ministra Isabel Galotti e do juiz Frederico Mendes, pois são profissionais altamente qualificados e comprometidos com a formação adequada, atualizada e continuada das juízas e juízes brasileiros”, apontou.
Sobre os empossados
Isabel Galiotti é natural do Rio de Janeiro (RJ) e é ministra do STJ desde 2010. Foi eleita para o cargo de titular do TSE pelo Pleno do STJ neste ano, atuando como ministra substituta desde setembro de 2022. Formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o mestrado em Direito e Estado, iniciou sua carreira trabalhando como advogada perante os tribunais superiores, bem como nas Justiças Federal, do Trabalho e do Distrito Federal. Também atuou no Ministério Público Federal e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Frederico Mendes Junior é magistrado há 25 anos e, atualmente, exerce o cargo juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá (PR). O atual presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) atuou como juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) entre 2011 e 2012 e presidiu a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) por dois mandatos (2014/2017). O magistrado foi coordenador da Justiça Estadual da associação entre 2018 e 2022, quando se licenciou para concorrer à presidência da entidade.