Encontro híbrido contou com participação de magistradas e magistrados presencialmente, em Brasília, e em formato on-line
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta sexta (18/10), reunião da Comissão Nacional de Aposentados e das diretoras e diretores de aposentados das Amatras.
Sob a condução da diretora de Aposentados, Solange Barbuscia de Cerqueira Godoy, o encontro foi realizado de forma híbrida, com a participação de magistradas e magistrados presencialmente, em Brasília, e em formato on-line.
A valorização das(os) juízas(es) aposentadas(os), notadamente na esfera remuneratória e na busca pela paridade entre ativas(os) e aposentadas(os), foi o tema central da reunião. Foi atualizada a atuação da Anamatra em temas como GECJ (Gratificação pelo Exercício Cumulativo de Jurisdição), LC (licença compensatória), abono de permanência, auxílio-saúde e licença-prêmio, além da atualização quanto à tramitação das propostas legislativas que tratam do ATS (PEC 10/2023) e do extrateto (PL 2721/2021).
Medidas de aprimoramento da Mútua Anamatra também compuseram a pauta, com apresentação de propostas relacionados à redução da inadimplência, autorização para desconto em folha e outros assuntos. A diretora Solange informou que esses ajustes no sistema já estão sendo debatidos no âmbito da Diretoria e Conselho de Representantes da Anamatra, e devem ser votados em breve.
Entre outros tópicos, foi ressaltada a importância da participação de aposentadas e aposentados na sessão solene que celebrará os 48 anos de fundação da Anamatra, que acontecerá no Senado Federal, no dia 11 de novembro, a partir das 10h. Logo após a solenidade, serão realizadas visitas a parlamentares, para a discussão de temas como a PEC 6/2024 (PEC social), PEC 10/2023 (VTM), e outros que tratem da pauta remuneratória.