Luíza Lomba foi reconhecida pelos serviços prestados à sociedade baiana
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT 5/BA), Luíza Aparecida Oliveira Lomba, recebeu, nesta segunda (21/10), da Câmara Municipal de Salvador, o Título de Cidadã da Cidade de Salvador, em cerimônia realizada no Plenário Cosme de Farias daquela casa legislativa. O diretor de Comunicação Social da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Ludwig, prestigiou a solenidade, que contou a presença de diversas outras autoridades, entre elas a vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), Ângela Magnavita.
A homenagem, uma iniciativa do vereador Augusto Vasconcelos, teve o propósito de reconhecer os relevantes serviços prestados pela magistrada à sociedade baiana, especialmente à população da capital. "Parabéns por nos ajudar na consolidação de uma cidade melhor para todas as pessoas”, declarou o parlamentar em seu discurso.
Já a desembargadora Luíza Lomba, visivelmente emocionada, disse que, nos dias prévios, fez uma retrospectiva de sua vida desde que migrou de Itaberaba para Salvador por uma necessidade de continuar os estudos. Falou das dificuldades enfrentadas e do apoio da família até que ela e os irmãos conseguissem formas de se manterem na capital, daí sua enorme gratidão aos pais. Ela agradeceu também aos colegas magistrados do TRT, aos servidores e aos advogados pelas realizações cotidianas. “A luta por diminuir a desigualdade nesse país é uma luta de todos nós que estamos aqui”, concluiu.
Sobre a homenageada
Luíza Aparecida Oliveira Lomba graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) em 1983. Ingressou na magistratura trabalhista em dezembro de 1989, após aprovação em primeiro lugar em concurso público para o cargo de Juíza do Trabalho Substituta do TRT-BA.
Em 1993, assumiu a titularidade da Vara do Trabalho de Jequié e, posteriormente, presidiu as 3ª, 15ª e 35ª Varas do Trabalho de Salvador.
Em 3 de maio de 2006, foi promovida ao cargo de desembargadora do TRT-BA pelo critério de merecimento. Ocupou funções de corregedora regional adjunta no biênio 2019-2021 e corregedora regional no biênio 2021-2023.
*Com informações do TRT 5