Juíza Luciana Conforti participa do 3º Congresso Internacional da Ejud6
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, foi uma das painelistas, nesta quinta (24/10), no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), do 3º Congresso Internacional da Escola Judicial do TRT 6 (Ejud-6). O evento, que segue até esta sexta, tem como tema “Aspectos Relevantes sobre Saúde nas Múltiplas Dimensões do Trabalho”. Neste ano o evento homenageia o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Augusto Caputo Bastos.
Luciana Conforti participou do painel "Meio Ambiente & Saúde no Judiciário do Trabalho", que contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Evandro Pereira Valadão. A mesa foi conduzida pelo presidente da Associação dos Magistrados da 6ª Região (Amatra 6/PE), Rafael Val Nogueira.
Em sua fala, a magistrada analisou o contexto da saúde das magistradas e dos magistrados a partir dados estatísticos de pesquisas realizadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), pela Anamatra e pela Amatra 6 (PE). Os resultados, explicou a presidente, evidenciam um quadro recorrente de adoecimento na Magistratura do Trabalho, em virtude, entre outros, de problemas como estresse, depressão, ansiedade, LER/DORT, entre outras relacionadas com o trabalho.
Para Luciana Conforti, o cenário demanda a necessidade de uma política integral de atenção à saúde por parte dos tribunais. ‘A gestão do trabalho, observância a metas, imposição de prazos, exigências voltadas à produtividade, clima organizacional, entre outros fatores, podem gerar impactos na saúde, o que impõe a constante reanálise dos valores, metodologias e processos empregados para o alcance dos objetivos das organizações’.
Pesquisas da Anamatra – Entre as pesquisas mencionadas pela magistrada esteve estudo realizado pela Anamatra entre 2017/2018, junto aos 24 TRTs. O estudo revelou número elevado de casos de afastamento das atividades funcionais em virtude de estresse, depressão, ansiedade e de outras doenças, como LER/DORT, as quais possuem direta vinculação com o trabalho. O levantamento também revelou entre as causas comuns de absenteísmo os transtornos mentais e comportamentais (categoria F), que ocasionou o afastamento de 7,3% da força de trabalho. Os dados foram encaminhados ao CNJ.
Abertura - A presidente da Anamatra também esteve presente à solenidade inaugural, aberta pela presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, com a participação do diretor da Ejud-6, desembargador Eduardo Pugliesi, anfitrião do evento, do subprocurador-geral do Trabalho, Waldir Bitu, da procuradora-chefe substituta do MPT-PE, Gabriela Maciel, do presidente da Amatra 6 (PE), Rafael Val Nogueira, da coordenadora-geral da Ejud-6, Wiviane Souza, do presidente da OAB-PE, Fernando Lins, da presidente da AATP, Alexandra Vilela, e da presidente da Unimed Recife, Maria de Lourdes Araújo.
Na abertura do Congresso, a presidente do TRT 6 falou da necessidade de debate da temática da saúde, que tem impacto em toda a sociedade. ‘Aqui, temos profissionais de todos os segmentos do Poder Judiciário para poder trabalhar o tema com uma grade de palestrantes importantes que vão esclarecer e orientar melhor o nosso dia a dia e no que a gente pode melhorar com relação às questões comportamentais, relacionadas a fatores econômicos, sociais, culturais, porque tudo isso influencia na sociedade”, afirmou Nise Pedroso.
O diretor da Escola Judicial, desembargador Eduardo Pugliesi, anfitrião do evento, agradeceu a presença do público, justificando a escolha do nome do ministro do TST como homenageado desta edição. “Com muito critério e carinho, resolvemos prestar esta homenagem, sinalizando gratidão por sua importância expressiva para a Justiça do Trabalho e para a advocacia pernambucana”.
Ao receber a placa comemorativa e o certificado de participação das mãos do desembargador Paulo Régis Botelho, presidente do Congresso Nacional das Escolas de Magistratura Trabalhista (Conematra), o ministro Caputo Bastos comentou que estava muito grato com a consideração. “Em meu nome e da minha família, agradeço a homenagem. Volto a Brasília emocionado", afirmou.
Confira a programação completa do evento.
* Com informações do TRT 6 (PE)