Evento acontecerá dos dias 2 a 13 de junho, em Genebra
O presidente da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Valter Pugliesi, participou telepresencialmente, nessa quarta (21/5), de reunião no Ministério do Trabalho e Emprego com integrantes da delegação brasileira que estarão presentes na 113ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), que acontecerá de 2 a 13 de junho de 2025, em Genebra, na Suíça.
O encontro, com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teve como objetivo apresentar os principais temas que serão debatidos neste ano e o funcionamento das comissões que integrarão a Conferência.
Nesta edição, serão discutidos possíveis novos padrões internacionais sobre a proteção dos trabalhadores contra riscos biológicos no ambiente de trabalho, trabalho decente na economia de plataforma e abordagens inovadoras para promover transições da economia informal para a formal
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego, a Anamatra integrará a delegação. A primeira participação da Associação na Conferência ocorreu no ano de 2009. A delegação brasileira é tripartite, sendo composta por órgãos governamentais, entidades empresariais e de trabalhadores.
Sobre a dinâmica da Conferência
Cada um dos 187 Estados-membros é representado na Conferência por uma delegação composta por duas delegadas(os) do governo, um delegado(a) de empregadores e um delegado(a) de trabalhadores, além de respectivos consultores técnicos.
Todos os representantes desfrutam dos mesmos direitos e podem se expressar livremente e votar conforme desejarem. E, por meio da Conferência, são adotadas resoluções que fornecem diretrizes para a política geral e atividades futuras da OIT.