Evento acontecerá na sede do STJ, no dia 09 de dezembro
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizará, em 9 de dezembro, o 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun) e o 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as Formas de Discriminação. O objetivo é promover debates sobre justiça, identidade e pertencimento a partir das vivências negras no Sistema de Justiça. O encontro reunirá ministros dos Tribunais Superiores, magistrados, representantes do CNJ, CNMP e ENFAM, além de advogados e profissionais de diferentes áreas.
Comporão a mesa de abertura os presidentes do STJ, ministro Herman Benjamin; do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia; do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; além do ministro do STJ e Diretor-Geral da ENFAM, Benedito Gonçalves, e da Juíza Federal Adriana Alves dos Santos Cruz.
A Justiça do Trabalho também estará presente em diversos painéis do evento. A juíza Rosilene da Silva Nascimento, do TRT 15 (Campinas), presidirá o 3º painel, dedicado ao tema “Racismo Ambiental, Memória e Fé”. Em seguida, a conselheira do CSJT Manuela Hermes de Lima, do TRT 5 (BA), participará como debatedora do painel “Envelhecer Sendo Negra e Negro: Sabedoria, Invisibilização e o Direito de Existir”. Já a magistrada Adriana Meireles Melonio, do TRT 10 (DF/TO) e juíza auxiliar da Presidência do CNJ, apresentará os resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial.
Durante o evento, haverá o lançamento da Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas e a apresentação dos resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial. O 8º Enajun prestará homenagem ao juiz Edinaldo César Santos Júnior, idealizador do evento, cuja primeira edição ocorreu em 2017.
Inscreva-se.
Confira a programação do evento.
*Com informações do STJ

